• REPRESENTATIVIDADE

• SUSTENTABILIDADE E INOVAÇÃO

A ACIVI

Consolidando um sonho

Não há como pensarmos no surgimento de uma entidade de classe em Viamão, sem considerarmos as transformações pela qual passava o Brasil ao longo da primeira metade do século XX. Em termos políticos, havíamos deixado para trás a chamada República do Café com Leite em que o país era, de certo modo, dominado pelas elites paulista e mineira.

Já nas questões econômicas, a doutrina de cientificidade positiva, combinada com a necessidade de substituição das importações durante a 1ª Guerra, fez florescer em todo Brasil novas profissões em consequência das necessidades de uma sociedade cada vez mais complexa.

O ano de 1930 marca a ruptura definitiva com os velhos costumes, pois foi quando, pela primeira vez, um gaúcho assume a Presidência do Brasil: Getúlio Vargas. Munido de um espírito industrializante e nacionalista, Vargas procurou tirar o máximo de proveito das dificuldades para as importações impostas pela Segunda Guerra Mundial, proporcionando novas oportunidades para o comércio e a indústria brasileira.

Foi neste contexto, que no ano de 1947, o então prefeito de Viamão, Luiz Chaves Barcelos, aproveitou se de sua experiência adquirida em viagens a grandes capitais do Brasil, para lançar junto aos empresários viamonenses a ideia de se criar uma entidade representativa da classe, que atuasse em defesa dos interesses dos comerciantes da cidade.

Esta entidade deveria possuir uma sede, um lugar onde houvesse espaços para debates e o surgimento de ideias capazes de contribuir para a resolução dos problemas locais, e assim, contribuindo para o crescimento de Viamão, sendo que naquela época o município era formado por dois distritos, sendo eles, o de Viamão, e o de Itapuã.

Acreditando nessa ideia, no mesmo ano, precisamente em 20 de dezembro, 63 empresários de Viamão se unem para realizarem a fundação da Associação Comercial Viamonense.

Sua primeira assembleia oficial foi realizada em 11 de janeiro do ano seguinte (1948), na sede do Clube dos Casados, quando foi eleito o senhor Manoel Freitas de Freitas, como primeiro Presidente da entidade. Na ocasião, sob a direção de Adel Carvalho, presidente da Federação das Associações Comerciais do Rio Grande do Sul, tomou posse à primeira direção da ACIVI com a seguinte nominata:

PRESIDENTE: Manoel Freitas de Freitas

1º VICE PRESIDENTE: Djalma Veiga

2º VICE PRESIDENTE: Etel Nunes

DIRETORES: Dario Dihl, Henrique Drese e Rui Távora de Souza

SUPLENTES: Ataliba Silva, Índio Carvalho e Manoel da Silva Madeira

CONSELHO FISCAL: João Carlos Dias, Werner Krahe e João Daniel Jaeger

ASSOCIE SUA ORGANIZAÇÃO JUNTO A ACIVI

Seja associada da ACIVI e garanta benefícios exclusivos, além de fazer parte em
conjunto, do desenvolvimento econômico de Viamão

ACIVI 360